segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CHÁ VERDE, BRANCO OU VERMELHO?


O famoso chá Verde é extraído da planta Camellia Sinensis, da onde também são extraídos os chás Branco e Vermelho, também conhecido como chá Oolong. Os três são riquíssimos em antioxidantes, atuam positivamente na saúde cardiovascular, ajudam no metabolismo e no sistema imunológico.

As diferenças entre os chás e seus benefícios estão no momento e na forma em como é feita a colheita. Veja só:

Chá Branco: são as folhas mais jovens da Camellia Sinensis, colhidas à mão, vaporizadas e secas ao sol, sem passar pelo processo de oxidação que elimina parte dos antioxidantes naturais. Por isso, apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os outros chás. Quando pronto, a bebida tem uma cor clara verde acinzentada e sabor mais adocicado.


Chá Verde:  tem suas folhas vaporizadas, enroladas e torradas imediatamente após serem colhidas. Assim, a erva não se oxida e mantém boa parte dos compostos que trazem benefícios. É o mais amargo dos três porém, é o que confere mais estudos a respeito de suas propriedades terapêuticas. Suas ações comprovadas são: antioxidante, antiinflamatória, protege contra doenças neurodegenerativas, destoxificante, reduz a absorção de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, aumenta o gasto energético e oxidação de gorduras.


Chá Vermelho: Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos. É feito com folhas e brotos semi-fermentados da Camellia Sinensis obtidas em diferentes estágios de desenvolvimento. Seu aroma é mais suave que o chá preto e não tem o gosto marcante do chá verde, sendo um amargo que termina com sabor adocicado na boca.  Algumas evidências sugerem que este chá, além de seu efeito na queima de gordura, poderia exercer efeitos benéficos na redução do colesterol, destoxificante, além de acelerar o metabolismo do fígado. Porém, mais estudos precisam ser realizados para comprovar estas ações, além de garantir a segurança do consumo deste produto. 



Portanto, quanto menor o processo de oxidação da planta, maior a concentração de antioxidantes (catequinas e polifenóis) que conferem todos os benefícios ao chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário